O Halloween, uma festa tradicionalmente associada à cultura norte-americana, já caiu no gosto do brasileiro. Nos últimos anos, a popularidade dessa festividade no Brasil tem gerado impactos significativos, tanto no comércio quanto na cultura. O mês de outubro tornou-se um período movimentado para setores específicos do mercado, especialmente aqueles voltados para festas e guloseimas, que registram um aumento de até 40% nas vendas. Conforme a Associação Comercial de São Paulo, em 2023, o comércio de fantasias e enfeites para o Dia das Bruxas apresentou um crescimento de 15%, evidenciando a crescente adoção da celebração no país. Os dados comprovam:
- Segmentos do comércio voltado para festas e guloseimas tendem a crescer 40% no mês de outubro devido ao Halloween.
- Em 2023, a Associação Comercial de São Paulo estima que o comércio de fantasias e enfeites tenha crescimento de 15%.
Mas nem tudo é doce… Há um público que não vê com bons olhos essa celebração, apontando ser uma festividade importada e que ofusca as festividades folclóricas brasileiras.
A preocupação com o possível ofuscamento da cultura tupiniquim por uma festa estrangeira encontra justificativa quando observamos os dados históricos de tendência de buscas encontrados no Google Trends. Nos últimos anos, as buscas pelo folclore brasileiro têm diminuído, enquanto as buscas pelo Halloween têm gradativamente aumentado.
Entre as principais buscas relacionadas a Folclore, estão perguntas como “o que é folclore?“, o que pode representar um baixo conhecimento da cultura local. Há, ainda, buscas por personagens folclóricos, lendas e atividades.
Nos últimos anos, devido à série Cidade Invisível, houve uma popularização de lendas do folclore brasileiro, refletindo no aumento repentino de pesquisas online sobre lendas como as do Saci, Cuca e Curupira.
Já as buscas relacionadas ao Halloween, têm seus interesses voltados para fantasias, maquiagens, filmes e desenho e decorações. As buscas expõem o desejo pelo entretenimento que a festividade proporciona.