Sílvio Santos é um gênio. Embora Nelson Rodrigues tenha cunhado a frase “toda unanimidade é burra”, sempre há exceções. E Sílvio Santos é uma dessas raras exceções. Ele é um marco da televisão brasileira e foi um dos maiores comunicadores do Brasil. Esteve atuante na TV por 60 anos, o que fez dele uma pessoa da família de milhões de famílias brasileiras! Na comunicação, Sílvio criou formatos e programas copiados por outras emissoras e se consolidou como um dos principais apresentadores do país. Sua forma de lidar com o público e com o ao vivo é base da grande maioria dos apresentadores em atuação.
A morte de um dos principais comunicadores do país deixou a população surpresa e incrédula sobre a veracidade da notícia. A informação, porém, foi confirmada pelo perfil da emissora no X com mensagem às 10h da manhã do dia 17 de agosto. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. […]”. A partir de então, a comoção tomou conta do país e, claro, das redes sociais.
REPERCUSSÃO NA INTERNET
A tendência de buscas pelo nome do apresentador Silvio Santos teve pico máximo no dia 17 de agosto, às 10 horas da manhã. Momento em que o perfil oficial da emissora noticiou a morte do Silvio.
Entre as principais buscas em crescimento, estão pesquisas relativas à causa da morte do apresentador, como “Silvio Santos morreu de que doença?”, “qual a causa da morte de Silvio santos?”, “broncopneumonia”. Outras buscas como local do velório e sepultamento, quem são as filhas do Silvio Santos e decreto de luto oficial.

Redes Sociais e Sites de Notícias
Nas redes sociais, foram coletadas mais de 1,5 milhão de menções à morte do Silvio Santos, sendo realizadas por mais de 502 mil perfis únicos.
O pico de menções também se assemelha ao apresentado no Google Trends, com o horário de 10 horas da manhã. Ou seja, os brasileiros reagiram IMEDIATAMENTE à notícia.
As menções positivas abordam o legado do apresentador, que esteve à frente de programas na TV brasileiro por décadas e fazendo parte do crescimento de muitas pessoas o país. Em parte, há a repercussão da mídia, artistas e público em geral sobre como Silvio Santos influenciou sua vida, apresentando seu legado como comunicador e homem do entretenimento.
Entre os comentários negativos, a público criticou a emissora SBT por não interromper a programação fixa para prestar homenagens ao apresentador. Houve ainda menções golpes de phishing, pedindo dinheiro a internautas em nome de familiares do apresentador falecido.
Repercussão na Mídia
Veículos internacionais de notícia como ABC News, Reuters e The Associated Press (AP) repercutiram o falecimento do apresentador. Atributos como “lenda do entretenimento”, “magnata da comunicação” e o seu conhecido bordão “quem quer dinheiro” vou atribuídos e lembrados pela mídia internacional.
Silvio Santos, a Brazilian entertainment legend, has died at 93. The television executive and presenter was known for his beaming smile and catchphrase “Who wants money?” ABC News
“Brazilian media mogul Silvio Santos dead at 93” Reuters
“Brazilian entertaining legend Silvio Santos dies at 93” The Associated Press
No Brasil, o G1 foi o principal veículo a noticiar a morte do apresentador e a homenageá-lo relembrando momentos históricos, curiosidades sobre sua carreira e mensagens de outros apresentadores e de personagens que se tornaram marcantes na história do SBT e televisão brasileira.
Atores do seriado Chaves, publicaram em suas contas nas redes sociais mensagens de pesar.
Atriz Florinda Meza, de Chaves, faz homenagem a Silvio Santos: “Agradeço por abrir a porta da alegria aos meus amados brasileiros.”
Carlos Villagran exaltou a gentileza do apresentador e enviou condolências à família e aos brasileiros. Programa Chaves passou décadas no ar pelo SBT.
Personagens icônicos que passaram pelo Programa do Silvio Santos, prestam homenagens ao apresentador.
‘Menino fã do Raça Negra’ relembra participação que viralizou no programa de Silvio Santos e lamenta morte do apresentador”.
‘Menina do Bambu’ homenageia Silvio Santos e lamenta morte do apresentador: ‘Participou das nossas vidas’
O legado do apresentador, empresário, comunicador e membro da família brasileira não será esquecido. Uma personalidade que foi responsável pelo entretenimento de gerações, marcou a televisão brasileira e servirá de inspiração para muitas outras gerações que estão por vir.
As homenagens ao empresário e apresentador relembraram brasileiros que também marcaram época e são, na memória dos brasileiros, ídolos, como Chacrinha, Ayrton Senna e Pelé. Todos eles têm em comum, além da genialidade no que faziam, o amor e admiração de diferentes gerações de brasileiros.
Por Flávia Lima Moreira, CEO Listening; e André Brazoli, analista de dados da Listening.