Olimpíadas é o evento esportivo mais importante e celebrado do mundo. Vamos combinar que o Brasil tem um entusiasmo peculiar para torcer. Mas como acompanhar um evento esportivo que acontece do outro lado do mundo?
A popularização das transmissões esportivas online – após destaques positivos obtidos com a Copa do Mundo – favoreceram novos canais de esportes e consolidaram os já tradicionais da TV. A tela principal, que era a TV, dividiu atenção com outros aparelhos, como celulares e computadores, que agora não são utilizados apenas para fazer comentários sobre o que acontece, mas também para de fato acompanhar as transmissões.
Essa aproximação com o público abriu possibilidades para novas personalidades comentarem sobre os esportes, o que resultou em uma série de impressões e sensações nos telespectadores. A informalidade ser muito bem aceita, boas condutas e profissionalismo ainda são exigidos pela audiência.
ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES
Analisando mais 1,5 milhão de publicações sobre as Olimpíadas de Paris 2024, mencionando os canais ou plataformas Globo, Cazé TV, SporTV, YouTube e Twitch, foi observado que a Globo, com 66% das menções, ainda é o principal meio onde as acompanham as transmissões e buscam informações a respeito dos esportes.
A Cazé TV vem se destacando e crescendo como uma nova plataforma de entretenimento esportivo no Brasil. Entre as menções analisadas, a Cazé TV teve representação de 24% das menções e destacou-se de forma positiva pelas variedades de conteúdos gerados nas redes sociais, mas também recebeu duras críticas devido a forma como seus apresentadores comentaram sobre acontecimentos da vida privada dos atletas ou comentários preconceituosos, principalmente em relação a atletas femininas.
SporTV e YouTube, juntos somam aproximadamente 10% a fatia de comentários sobre às Olimpíadas. Sendo que para o YouTube, parte das menções são direcionadas as transmissões da Cazé TV, pois o veículo utilizou a plataforma para transmissões e programas de bastidores.
Tendência de Buscas sobre os canais
Globo / YouTube / CazéTV / SporTV
No Google Trends, a Globo se confirma como líder entre as plataformas de transmissão esportiva, entretanto o YouTube teve importante papel em dias específicos como 1º de agosto, com a medalha de prata da Rebeca Andrade e no dia 5 de agosto com o pódio histórico também com a Rebeca Andrade, mas desta vez recebendo a medalha de ouro, na ginástica.
Também é possível observar que a Globo (linha vermelha) teve queda no interesse de busca ao longo do período das Olimpíadas, com período de oscilação. Já a Cazé TV apresentou constância ao longo de todo o período, com destaque também no dia 5/08. (está diferente das cores apontadas ali em cima, a globo está em verde ali)
Buscas Relacionadas Google Trends
As buscas relacionadas correspondem a outras buscas que os usuários também fazem.
- Cazé TV possui maior busca por termos relacionados ao vôlei, podendo ser referente a programação dos jogos de vôlei das seleções feminina e masculina, assim como também sobre a repercussão da “gafe” da influenciadora Blogueira de Baixa Renda, sobre possíveis intrigas entre atletas do vôlei feminino, comentário esse que foi amplamente criticado nas redes sociais.
- Globo tem suas buscas relacionadas em ascensão, termos gerais de interesse sobre as olimpíadas, principalmente atreladas a programação ao vivo da emissora,
- YouTube, têm suas buscas focadas na ginástica e vôlei, assim como conteúdos referentes às medalhas conquistadas pelas atletas. Ainda é possível observar a presenta do termo Cazé TV entre os termos em ascensão no YouTube, essa foi uma tendência apresentada também entre as menções nas redes sociais, onde o público divulgou links ou teceu comentários sobre a possibilidade de acompanhar as Olimpíadas pelas transmissões online no YouTube.
Cazé TV | Globo | YouTube |
Vôlei | Olimpíadas 2024 | YouTube Ginástica |
Olimpíadas Vôlei | Globo Olimpíadas 2024 | Cazé TV |
Vôlei Olimpíadas | Olimpíadas Ao Vivo Globo | Vôlei Feminino Olimpíadas |
Cazé TV | Globo Ao Vivo | Olimpíadas Medalha |
Cazé TV Olimpíadas | Olimpíadas Ao Vivo | Olimpíadas 2024 Ginástica |
Predominância por Região
A predominância das cores aponta onde as buscas foram mais populares. É possível observar no mapa abaixo que a Globo tem maior incidência em grande parte do território nacional, demonstrando sua influência como principal emissora no país.
Entre os principais estados onde há a maior predominância da Globo estão Piauí, Acre, Sergipe, Rio de Janeiro e Pernambuco.
YouTube domina maior parte da região norte e sul, com maior incidência nos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
Por mais que a Cazé TV tenha algum destaque em buscas diversas, ele não foi tão aparente na demonstração por região.
Principais Hashtags
O uso de hashtag já é algo consolidado nas redes sociais, serve tanto para filtrar conteúdos, como também identificador. Os canais que transmitiram as Olimpíadas criaram suas próprias hashtags, assim como também utilizaram as tags oficiais do evento para consolidação e separação dos demais conteúdos nas redes.
Top 10 Hashtags Cazé TV | Top 10 Hashtags TV Globo | |||
1 | #olimpíadasnacazétv | 190.276 | #paris2024 | 465.596 |
2 | #paris2024 | 181.058 | #jogosolímpicos | 165.641 |
3 | #vivo | 58.483 | #glônasolimpíadas | 99.789 |
4 | #jogosolímpicos | 32.325 | #olimpíadasnoge | 33.053 |
5 | #judô | 26.493 | #cerimoniadeabertura | 15.528 |
6 | #ginásticaartística | 13.109 | #ginasticaartistica | 14.710 |
7 | #jogosolimpicos | 12.804 | #olympics | 4.440 |
8 | #vôleidepraia | 10.831 | #ge | 4.120 |
9 | #futebol | 8.531 | #olimpiadas2024 | 3.867 |
10 | #surfe | 5.871 | #openingceremony | 3.684 |
A hashtag “#olimpíadasnacazétv” da transmissão da Cazé TV teve diversas variações, como com ou sem acentuação, o que pode representar uma falta de planejamento na execução ou ainda que o público não se familiarizou com o seu uso ao comentar sobre a transmissão. (O valor total da hashtag é a somatória de três tags da transmissão).
As tags utilizadas pela Globo variam entre a hashtag oficial “#golnasolimpíadas”, assim como as utilizadas no conteúdo do programa Globo Esporte (GE). Observa-se que também há o uso das tags oficiais dos eventos das Olimpíadas.
Um diferencial das Top 10 hashtags da Cazé TV é o uso de tags específicas dos esportes transmitidos e comentados, como Judô, Ginástica, Vôlei, entre outros, o que pode trazer mais dinamismo e entendimento para o público referenciando qual esporte está sendo comentado nas redes sociais.
Críticas aos apresentadores nas Transmissões
A Cazé TV , inovadora nas transmissões e comentários esportivos recebeu duras críticas ao formato dos programas e o comportamento dos apresentadores.
Com 6% de menções negativas, as críticas ao apresentador Guilherme Beltrão, que teve falas misóginas direcionadas a atletas femininas do vôlei e nado sincronizado, escancara o comportamento dos apresentadores homens no esporte.
Outro ponto criticado pelo público foi a falta de profissionalismo nas transmissões, fazendo comparativos com outros apresentadores escolhidos pelas emissoras concorrentes, como TV Globo e SporTV, que dividiram os direitos de transmissão com a Cazé TV. Enquanto outras emissões trouxeram profissionais dos esportes e do jornalismo, a Cazé TV investiu em influenciadores, que apresentaram despreparo e comportamento vulgar, como o caso do Diego Defante ao entrevistar a atleta Rebeca Andrade, como ele apareceu de collant de ginástica, constrangendo a atleta. (aqui podemos contar a história sem demonstrar nossa opinião)
Mesmo com vasta experiência em transmissões esportivas, a TV Globo também recebeu críticas aos formatos dos programas e periodização das transmissões.
Com 7% das menções de cunho negativo, as críticas em torno de quais esportes foram escolhidos para transmissão ao vivo, dando prioridade para esportes “clássicos” como judô ou ginástica, teve sua crítica perante o público.
O formato “react” muito bem consolidado nos conteúdos nas redes sociais, não agradou ao público geral dos esportes, que não recebeu muito bem o formato inserido no programa Fan Zone.
Positivamente, a Globo foi elogiada na escolha da equipe de apresentadores, em grande parte mulheres e ex-atletas, e também pelas câmeras exclusivas para cobertura dos eventos.
Comerciais em momentos decisivos
Outro ponto criticado pelo público, foram os comerciais durante a transmissão, principalmente em momentos decisivos ou importantes. O cantor Lucas Silveira, vocalista da banda de rock Fresno, comentou que perdeu o momento de homenagem da atleta brasileira de skate Karen Jonz, devido a um comercial.
A falta de um momento próprio para os comerciais ou como a estrutura foi criada para tomar a tela, foi amplamente criticada.
Quer saber mais? Acesse nossas redes aqui!
Por André Brazoli, analista de dados da Listening